Comprou seu primeiro Arduino mas não sabe por onde começar a programar? Aprenda a como escrever seus primeiros códigos fazendo piscar um simples led

Seja em Java, Python ou qualquer outra linguagem, quando começamos a estudar nos deparamos com o tão famoso ‘Hello World’. Com o Arduino não é diferente, entretanto ao invés de um monitor o dispositivo visual mais simples conectado a placa é um led.

Logo o que faremos faremos nesse artigo é um simples programa para piscar o led conectado a placa a cada 1 segundo. Por mais simples que seja é o primeiro programa que todo iniciante deve realizar a fim de entender a estrutura básica de programação, além de que é uma ótima forma de testar o bom funcionamento da sua placa.

1. Algoritmo

Se você olhar com atenção percebe-rá que próximo ao pino 13 existe um um conjunto de leds. Um desses leds está conectado ao ao terminal 13 da sua placa e será o qual nós utilizaremos para o seguinte experimento.

Copie o código abaixo na sua IDE e pressione a seta no canto superior esquerdo para compilar e carregar para a placa.

Se tudo deu certo você deverá ter o seguinte a seguinte resposta no console:

E o led em sua placa deverá piscar a cada 1 segundo:

2. Simulação

Se preferir algo mais interativo não deixe clicar na imagem abaixo para conferir a simulação no Autodesk Tinkercad.

3. Entendo o Programa

Parabéns! Você acabou de criar seu primeiro programa. Agora vamos entender o que você escreveu.

Primeiro devemos definir o pino que queremos utilizar do nosso microcontrolador. Como o led que iremos utilizar está conectado no pino 13 utilizamos o seguinte comando a fim de informar tal situação ao compilador:

//Declaração do pino que será utilizado
int LED = 13;

A estrutura void setup(){} é a responsável por conter nossas configurações de hardware, ou seja, todo periférico tem uma determinada função além de que cada terminal pode conter duas ou mais funcionalidades e portanto precisamos definir quais dessas funções que queremos utilizar. No nosso programa configuramos o nosso terminal 13 como uma saída de I/O padrão, para isto utilizamos o comando pinMode().

//Bloco de Configurações da Placa
void setup(){
   pinMode(LED, OUTPUT);
}

O bloco void loop(){} conterá o nosso programa em si, logo todas as ações que nosso microcontrolador deve tomar devem ser definidas nesta parte.

//Bloco de Execução do programa
void loop(){}

Chegamos então ao nosso algoritmo!

O primeiro comando a se entender é o digitalWrite() o qual é responsável por controlar a saída de um terminal específico, ou seja, este comando define se o pino deve estar no estado ligado (HIGH) ou desligado (LOW).

Entretanto não basta apenas ligarmos os desligarmos o led, temos que definir o tempo em que o mesmo permanecerá ligado ou desligado. Para isto vamos utilizar o comando delay() o qual irá receber como parâmetro um valor numérico em milissegundo. Neste caso com queremos 1 segundo passamos então como parâmetro o número 1000, sinta-se a vontade para alterar esses valores a sua preferência.

 //Comandos para fazer o led piscar
 digitalWrite(LED, HIGH);   
 delay(1000);                      
 digitalWrite(LED, LOW);    
 delay(1000); 

Este é o primeiro exemplo de um programa, seu objetivo é apresentar a estrutura básica de um algoritmo para arduino e como executá-lo. A partir de agora você está pronto para entrar de cabeça neste mundo.

Em posts futuros irei apresentar mais recursos e projetos que podem ser explorados com a placa, mas por hora se quiser saber mais sobre o que se pode construir vale conferir o repositório de projetos da Arduino Project Hub no seguinte link:

https://create.arduino.cc/projecthub

Até o próximo post!



25 Posts