1. Entendendo as Faixas de Cores

Todo componente eletrônico sai de fabrica com sua devida identificação, seja na forma de uma gravação a laser, involucro ou coloração são diversas as formas que podem ser adicionadas tais informações.

No caso dos resistores a forma mais comum de se identificar esses componentes é pelo seu código de cores e tamanho, os quais irão nos dizer características como valor, tolerância e potência do dispositivo. Para isto você pode fazer uso da tabela abaixo a qual mostra o valor associado a cada coloração.

Os resistores mais comuns do mercado podem ser encontrados com 4 ou 5 faixas sendo que na prática o que muda é a sua precisão. Perceba na imagem acima como é simples a identificação do mesmo, como exemplo vamos utilizar o seguinte resistor:

As cores “Ouro”, “Prata” e “Branco” devem ser colocadas do lado direito, e então a leitura deve ser feita da esquerda para a direita.

Na situação acima temos marrom na primeira faixa (1) e preto na segunda (0) totalizando assim o valor ’10’ inicialmente. Agora devemos multiplicar esse valor pelo fator encontrado na quinta coluna da tabela que para o caso da faixa vermelha é 100. Obtemos então o valor 10*100=1000 ou 1KΩ como é mais conhecido.

Para os resistores de 5 faixas a ideia é a mesma, a diferença está apenas de que ao invés de dois valores iniciais iremos ter três.

2. Identificando a Tolerância

Entenda que é impossível se desenvolver um componente eletrônico com precisão de 100% e seu valor, sempre teremos algumas variação seja para mais ou para menos. Entretanto para uma grande amostragem de componentes fabricados teremos algo semelhante a uma gaussiana onde nosso valor médio será o valor do nosso dispositivo.

Logo é para isso que serve a ultima faixa do resistor, ela irá nos dizer qual a variação máxima que o resistor pode ter em seu valor. Como exemplo vamos voltar ao caso do resistor de 1KΩ. A cor de sua última faixa é dourado, logo isso significa que seu valor pode variar em no máximo 5% o que equivale a dizer que ao comprar tal componente sua resistência pode variar de 950Ω à 1050Ω.

Em um primeiro momento pode parecer uma grande variação, entretanto tudo depende da aplicação pois devemos lembrar que quanto mais preciso o valor do dispositivo mais caro o seu valor de mercado.

3. Folha de Dados

Se você é assim como eu e gosta de informações mais técnicas, abaixo eu estou disponibilizando o datasheet da RGA com os parâmetros dos resistores da fabricante.

RGA-R_G

Por hoje é apenas isto, em posts posteriores vou falar mais sobre outros tipos de invólucros e onde são utilizados. Até mais!



25 Posts